Entrevista de Regina Dorriguello, Diretora de Talent Development e Outplacemet da STATO, para a HSM Experience:

Ouvir o consumidor e fazer um atendimento assertivo é fundamental para ter sucesso e motivar a equipe

Não há dúvidas de que um bom vendedor faz toda a diferença na hora de fechar um negócio. Mas, sem um líder de vendas para direcionar a equipe, dar exemplos e motivar os profissionais, dificilmente uma empresa terá sucesso. Diferentemente do que muitos pensam, liderança pouco tem a ver com o cargo: é preciso ter conhecimento, bons relacionamentos e influência. Veja, a seguir, como ser um líder de vendas de sucesso:

1 – Conheça seu produto
“Como o líder tem o papel fundamental de mobilizar o time em prol de um objetivo, neste caso o de vender, precisa conhecer bem o produto”, afirma Regina Dorriguello, diretora de talent development e outplacement da STATO. Por isso, para mobilizar tanto o time quanto o cliente, é fundamental saber tudo sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa e, assim, conseguir transmitir conceitos, aplicabilidade e paixão por aquilo que vende.

2 – Ouça seu público
Aguardar que o cliente procure a empresa e sugira melhorias nos produtos ou serviços é perda de tempo. É preciso se antecipar, estando atento ao mercado e ao público-alvo. “Em um cenário de constante mudanças, concorrentes que brotam a todo momento e clientes ansiosos por mudanças, não ter essa proximidade e atitude de alerta constante aumenta a possibilidade de perder tendências, sugestões de melhorias e mudanças”, ressalta Regina.

3 – Esteja atento ao mercado
Além de entender o produto e ouvir o cliente, um bom líder de vendas precisa conhecer seus concorrentes – diretos e indiretos – e estar atento às tendências. “Ter cartas na manga para aprimorar aquilo que vende, dar ideias e mostrar-se conhecedor da área em que atua deixa claro ao mercado que você está ligado no que acontece”, completa Regina. Integrar a equipe de vendas para fornecer informações para as áreas internas, como pesquisa e desenvolvimento e marketing também é importante.

4 – Atenda de forma assertiva
Ao comprar um produto ou serviço, o cliente, geralmente, busca solucionar um problema. Quando vê que seu problema foi resolvido de forma rápida e com um bom entendimento, se torna fiel à empresa e tem uma experiência de compra muito melhor. “O líder tem o hábito de estar próximo do público e se dedicar a ele, assim a venda se torna assertiva”.