Mobilidade global: essa foi uma das grandes pautas debatidas na conferência anual da Career Star Group, que aconteceu em maio, em Buenos Aires. Lideranças de todos os continentes da maior empresa de transição de carreira do mundo, presente em 79 países, estiveram reunidos durante uma semana para discutir a tendência, que a cada dia ganha mais força no mundo do trabalho.

Sócia-fundadora da Career Star Group, a STATO foi representada por sua Presidente Internacional, Patricia Epperlein, por Regina Viglizzo, Diretora de Desenvolvimento de Negócios Latam, e Regina Dorriguello, Diretora de Outplacement e Talent Development. “Vivemos um contexto em que as pessoas priorizam cada vez mais a mobilidade em todas as esferas da vida. Em relação à carreira, não poderia ser diferente. Novos conceitos e expectativas convergem fortemente para a colaboração global, resultado de um mundo não-linear e que precisa responder aceleradamente aos anseios das novas gerações”, avalia Patricia. De acordo com a executiva, o reflexo desse cenário é o aumento do número de assessorados com interesse em desenvolver uma carreira internacional. “Em tempos de carreiras globais, o nosso networking com diversos países e expertise atraem os profissionais. Estamos conduzindo um alto volume de projetos de transição de carreira com foco no mercado exterior”, completa.

Diante do atual cenário do Brasil é natural que muitos profissionais expressem o desejo de atuar em outros países, mas Regina Dorriguello, Diretora de Outplacement e Talent Development da STATO, relembra que este não é um movimento simples, principalmente para quem não preenche os requisitos de determinados países, como idioma, cidadania, certificação, formação, etc. Para a especialista, uma consultoria de transição de carreira com know how no mercado internacional pode ser decisiva nesse momento: “nosso papel é o de entender quais as reais possibilidades de mobilidade internacional de cada profissional e alertar nossos assessorados para as reais chances e riscos de um movimento como este. Pertencer a uma rede ampla de parceiros globais nos permite esta conexão rápida com a realidade de muitos países e nos prepara para respostas assertivas para os profissionais que passam pelo processo conosco”, explica.

Regina Viglizzo, responsável pelo relacionamento corporativo Latam, também tem observado uma preocupação crescente das empresas em relação à entrega global. “O RH hoje tem um papel estratégico nas organizações e não dá para falar em estratégia sem pensar no todo. Como referência, recentemente conduzimos um processo de reestruturação envolvendo três continentes diferentes”, conta. Para ela, o maior diferencial da STATO está na capacidade de desenvolver programas internacionais, mas que respeitam as particularidades locais. “Nós buscamos sempre entender a essência de cada companhia, mas sem nos esquecer das diferenças culturais dos locais em que estão inseridas. O que funciona em um país muitas vezes não funciona em outro”, destaca.

A voz dos clientes

A conferência da CSG também foi marcada pela participação ativa de clientes. Presencialmente e também a distância, muitos gestores de Recursos Humanos de diversos países colaboraram com reflexões acerca deste novo cenário, contribuindo para o entendimento dos desafios do RH e da importância de contarem com um parceiro de soluções em gestão de pessoas que os atenda globalmente.

A convite da STATO, Leila Cardoso, Analista Global de RH Sênior da Embraco, liderou um dos fóruns voltados a clientes, compartilhando com o público o case de sua companhia e contando sobre a importância do apoio global que recebeu da STATO para sua condução.

Por meio de vídeos exibidos durante a conferência, a STATO também pôde compartilhar a experiência e desafios de outras empresas atendidas, tanto em nível nacional como internacional. Emerson Abreu, Gerente de Recursos Humanos Corporativo do Grupo Prysmian, Katia Fernandes, HR Manager da Lear Corporation, e Marcelo Matias, Gerente de Desenvolvimento Organizacional da Rede Ímpar, foram os clientes que também dividiram informações sobre o trabalho realizado em conjunto com a consultoria.

É só clicar no play e conferir os relatos desses profissionais:

Videos Jeniffer from STATO on Vimeo.