Planejamento é fundamental em qualquer etapa da vida pessoal e profissional.

Em tempos de profundas e aceleradas mudanças no mundo do trabalho, planejar e fazer as escolhas certas de carreira são requisitos intransferíveis que necessitam de alguns pequenos cuidados iniciais.

  • Compreenda seus pontos fortes, habilidades, competências, e seu propósito profissional.
  • Evite pulverizar currículos em qualquer oportunidade que pareça ter a sua cara.
  • Dedique-se a vagas em que você realmente faça a diferença. Use as páginas das empresas, boas conexões de networking e headhunters. Observe o tempo que as vagas estão abertas.
  • LinkedIn vai muito além da consulta por posições abertas no mercado. A plataforma deve ser utilizada para exposição da sua marca pessoal. Lembre-se, sem excessos.
  • As conexões após as candidaturas também devem ser trabalhadas de forma estratégica, educada e respeitando o processo e governança de cada empresa.
  • Chamado para uma entrevista, autoconfiança é importante, mas não é tudo. É preciso estudar e se preparar. Conhecer a empresa, os desafios e como você poderá contribuir.
  • Lembre-se que boa parte das conversas e abordagens acontecem antes das tão esperadas entrevistas de emprego, portanto, cuide para não tratar tudo como uma autoentrevista.
  • Tenha um bom mapeamento do mercado alvo. Quais empresas gostaria de trabalhar? Possui o fit cultural, as competências e sabe onde agregar valor e trazer resultados.

Com estas simples dicas, você estará mais bem preparado ou preparada para liderar o curso de sua carreira e suas escolhas, e, também, sempre preocupada com constante autodesenvolvimento, requisito inseparável de qualquer estratégia profissional.

Planejamento é a palavra de ordem para uma boa movimentação profissional. Se você ainda não o fez, recomendamos fortemente que cesse as abordagens ao mercado de trabalho até que esta etapa esteja concluída. O caminho para chegar a respostas esclarecedoras começa pelo autoconhecimento.

CONTE COM O APOIO DE ESPECIALISTAS NO TEMA E SAIBA MAIS COMO FAZER UMA MOVIMENTAÇÃO PROFISSIONAL PLANEJADA E DE FORMA ESTRATÉGICA: STATOBR.COM/PROFISSIONAIS

Como evitar passar desapercebido nos processos seletivos muito concorridos?

Pulverizar currículos no mercado nem sempre é uma boa estratégia. A busca por movimentação profissional requer ação imediata e o devido planejamento, que pode variar de acordo com cada cargo, salário pretendido e o segmento de atuação. Disparar e-mails massivos, com o seu currículo em anexo, pode fechar oportunidades ao invés de gerar possibilidades. Confira aqui algumas dicas para impulsionar a sua candidatura

Rubens Prata, CEO da STATO, também traz algumas dicas para um bom plano para a Movimentação Profissional:

Mais do que só enviar currículos: um bom plano para a Movimentação Profissional. Este é o tema deste vídeo, da série Carreira em Ação, que conta com a participação dos Especialistas em Carreira da STATO.

CONTE COM O APOIO DE ESPECIALISTAS NO TEMA E SAIBA MAIS COMO FAZER UMA MOVIMENTAÇÃO PROFISSIONAL PLANEJADA E DE FORMA ESTRATÉGICA: STATOBR.COM/PROFISSIONAIS